Escola de Magia e Bruxaria do Brasil – evento lúdico de 4 dias em castelo para fãs de Harry Potter

Quem conhece um pouco da minha trajetória, sabe que parte da minha personalidade, meu amor por viagens e literatura dá-se através de Harry Potter. Li os livros ainda muito jovem, aos 10 anos, e eles moldaram e muito meu caráter. A  saga recebe crédito direto pelas minhas duas paixões e eis que anos depois, deu-me mais um amor para compartilhar. Quem leu o Sobre Nós do blog, sabe que a outra autora, a Patrícia, eu conheci através do mundo mágico, na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. Nossa amizade foi instantânea e tem seguido firme e forte durante este um ano e meio.

Por esse e outros tantos motivos, resolvemos criar este post para lá de especial, contando um pouco (mas com muito amor!) sobre nossa experiência de quatro dias no Castelo de Campos do Jordão.

COMO, QUANDO E ONDE

O evento lúdico do mundo mágico de J.K Rowling, a Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, acontece em um castelo, na cidade de Campos de Jordão, a cerca de 181 km de São Paulo. O local está cercado por araucárias, montanhas e vales (além de lobisomens, unicórnios e bruxos). Vale lembrar que o evento não tem qualquer relação com a Warner Bros, ou seja, apesar de inspirar-se no mundo de Harry Potter, ele possui características próprias, e foi projetado com muita criatividade e empenho da organização.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inspirado em Hogwarts, o castelo abre as portas aos “alunos bruxos” três vezes ao ano, tendo a duração de quatro dias (de sexta à segunda), já com todas as refeições, bastante elaboradas, inclusas no pacote. Nestes dias, os alunos recebem capas para usar como uniformes, assim como em Hogwarts; copo refil; apostila para as aulas; carteira de estudante bruxo; mapa para se guiar dentro do castelo de mais de 6 mil metros quadrados de área construída (sim, ele é imenso!); E o mais especial: os alunos recebem em sua casa a carta de convite para a Escola. Carta esta que os fãs esperam desde os 11 anos.

Durante o evento, é possível desfrutar de diversos ambientes muito bacanas, entre eles, um espaço inspirado nos pubs da era medieval, que a escola carinhosamente apelidou de Taverna do Javali Bizonho. Os alunos também podem aproveitar o tempo livre na Sala Comunal. Perder-se pelos inúmeros corredores e salas do castelo. Fazer compras no Complexo de Compras dos Boticários, onde encontra-se o Banco Mágico, para trocar seu dinheiro trouxa; Ir ao Três Varinhas Gourmet onde há doces extremamente deliciosos e também uma loja com vários artefatos lindíssimos. E por último, o Priori Varinhas de Luxo, onde encontra-se à venda mais de 300 tipos de varinhas únicas e feitas à mão.

A escola tornou-se um sonho realizado para os fãs brasileiros da saga. Afinal, que fã nunca imaginou-se andando pelos corredores de um castelo com suas capas e apontando as varinhas, sem parecer um completo maluco?! Apesar disso, confesso que o evento também é incrível para qualquer pessoa, mesmo para quem desconhece o mundo mágico. Participei como parte da organização no evento de Dezembro, para menores de 14 anos, e muitos dos pais ou acompanhantes das crianças estavam encantados por cada aspecto do mesmo.

Para quem tiver interesse em participar, ainda há vagas disponíveis para o evento que acontecerá de 25 à 28 de Agosto. Para fazer sua matrícula, clique aqui. 

AS AULAS E OS PROFESSORES

Durante o evento, participamos de diversas aulas, entre elas História Mágica, Herbologia, Defesa Anti Trevas, entre tantas outras. Em História Mágica, temos o professor Hércules Ourinho e aprendemos sobre os acontecimentos mais importantes do mundo bruxo, incluindo a grande guerra. Na aula de Cuidado dos Animais Mágicos, a professora Inaiê Sofie Walter, metade curupira, metade trouxa,  nos ensinou sobre a cultura de nossas próprias criaturas mágicas e em Herbologia, com a professora Madame Berlamina aprendemos a plantar mandrágoras.

Na matéria de Astromagia, o professor Ilário Nobre nos ensinou sobre o universo e signos e em Adivinhação, a professora e diretora da casa das serpentes, Alma Damas, nos auxiliou a mexer com tarô, revelando nosso passado, presente e futuro. Já em Defesa Antitrevas, além de nos ensinar diversos feitiços, o professor Hector Saião conseguiu encantar e emocionar seus alunos com sua primeira e mais importante lição: A magia é real. E em Feitiçaria o professor e galã da escola, Levi Datto, nos contou sobre o início da feitiçaria no Brasil, além de deixar uma incrível mensagem. A humildade, e o verdadeiro significado de ser importante. Ser importado, e importar alguém para dentro de seu coração, fazendo essa pessoa eterna. E por fim, na aula de Voo, com o professor Orion Lee, aprendemos as regras básicas do quadribola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

PROGRAMAÇÃO

Ao chegar no Castelo na sexta-feira, somos recepcionados pelo diretor da escola, Boris Forte, e indicados ao nosso dormitório. Nesta mesma noite, durante o jantar no salão principal, temos o pronunciamento de boas- vindas do diretor e somos apresentados a cada um dos professores. Velas flutuantes e até mesmo fantasmas no teto deixam o ambiente ainda mais fantástico. No dia seguinte, após nossas quatro primeiras aulas, temos o Qwizard e por fim, o Campeonato de Quadribola, do qual todas as casas participam.

No domingo, depois das últimas quatro aulas, está marcado o Teste de Capacitação Bruxa, e a noite, ao som de Do the Hippoggriff, a banda Nicolau e os Flameis dá início ao tão esperado Baile de Formatura. É também anunciado o vencedor da taça das casas e o momento em que alguns alunos e professores fazem seus discursos. No último dia, por fim, recebemos o Certificado Bruxo e as medalhas e nos despedimos com um aperto no coração daqueles que tornaram nossos dias ainda mais mágicos e que levaremos para sempre em nossos corações.

Este slideshow necessita de JavaScript.


“O evento estava marcado para agosto, no entanto, desde janeiro já estávamos imersos no universo proporcionado pela Escola de Magia e Bruxaria do Brasil. Foi através da Armada de Dumbledore (grupo do WhatsApp) que conheci minhas amigas , cada uma de um cantinho do Brasil. O tempo passou e nossa ligação havia se tornando tão forte ao longo dos meses, que quando nos encontramos pessoalmente em Campos do Jordão, era como se já nos conhecêssemos há anos. “Embora venhamos de lugares diferentes e falemos línguas (ou no caso, sotaques) diferentes, nossos corações batem como um só”. J.K Rowling já havia dito, no entanto, fora através da EMB que pude entender de fato a citação.”

Patrícia Carneiro

EMB SOUL DO MUNDO (25)

“Aos 10 anos, Harry Potter me ensinou que a família nem sempre vêm do sangue, e que em sua ausência, podemos construir uma. E a EMB me proporcionou isso. Durante os seis meses que antecederam o evento e durante o mesmo, criamos uma pequena família. Família essa que tinha uma ligação muito forte: todos tiveram uma infância e adolescência repleta de magia e imaginação, com uma história que mudou completamente a forma como víamos o mundo.

Não há como negar: nesses dias, vivi momentos únicos. Eu andei pelos corredores de um castelo com decoração medieval, repleto de obras de arte. Pude usar uma capa como uniforme, brincar com minha própria varinha e falar sobre maldições imperdoáveis, sem olhares tortos, por parecer completamente maluca. Pois todos que estavam lá compartilhavam o mesmo sentimento. Bebi cerveja amanteigada. Me emocionei à luz dos fogos de artifício após o baile. Aprendi que a magia, essa que vimos nos filmes ou lemos nos livros da saga, é real sim. Por quatro dias, eu realizei o sonho de todos os fãs que viveram a infância e adolescência dentro dos livros criados pela J.K Rowling. Eu voltei a ser criança e me senti uma bruxa, pois finalmente vivi o sonho daquela menina de 10 anos, introvertida e esquisita, que queria mais do que tudo, que Hogwarts fosse real.”

Polyana Rech

Todas as fotos são do fotógrafo Michael Cardoso.

32 comments

Add Yours
    • Polyana Rech

      Olá, tudo bem?
      De fato, o evento é fantástico e é uma caixinha de surpresa. Cada edição, tem alguma coisa nova! Tive o prazer de participar de duas já, e irei participar pela terceira vez na semana que vem. Depois contarei o que mais rolou hehe Para os fãs da saga, o evento é imperdível. Um abraço.

      Curtir

  1. ioneiaguczeski

    Eu não sou fã dos filmes, porém me apaixonei pelo local e também pelo evento.
    Esse castelo é um hotel né ?( desculpa,não vi essa informação) vi na internet que é um hotel que se inspira e tudo mais.
    Sobre o evento: é muito legal, principalmente para os fãs, queria eu ficar num lugar que lembre a minha saga preferida, Ainda mais por 4 dias, SUPER INTERESSANTE.
    Amei saber mais um pouco desse lugar que realmente é mágico.
    Beijos

    Curtir

  2. Lucimar da Silva Moreira

    Polyana que post maravilhoso o Castelo lembra muito o castelo do filme do Harry Potter. Esse evento vai ser maravilhoso, quem é fã do Harry Potter não pode perder essa oportunidade incrível, fiquei com muita vontade de conhecer o castelo, ansiosa pra saber mais do evento, bjs.

    Curtir

  3. Ane Ossanes

    Que evento incrível, e porque não dizer inesquecível, para os fãs do bruxinho mais famoso do mundo!!! Amei as fotos. O lugar é incrível e é de encher os olhos não só das crianças como dos adultos. Parabéns pelo excelente post!

    Curtir

  4. Anônimo

    Amo o universo Harry Potter, mas me incomodo muito com essa exploração capitalista que existe em cima disso. Claro que a experiencia deve ser incrível, mas já fico pensando nos lucros que os organizadores ganharão com a paixão dos leitores.
    Lindo post.
    Beijos

    Curtir

  5. Thaís Oliveira

    Oiee
    Confesso que desconhecia essa escola.
    Mesmo não sendo fã de HP, acredito que o encantamento é inevitável. Fiquei imaginando os fãs se esbaldando nesse lugar belíssimo.
    Muito bom!!
    Parabens!
    Bjo

    Curtir

  6. mulherzinhassaa

    Menina, preciso participar desse evento, que legal, nem sabia que existia um grupo desses aqui no Brasil 🙂 Agora, a pergunta que não quer se calar: quanta custa tudo isso?

    Curtir

  7. Alice Martins

    Olá, tudo bem?
    Não fazia ideia que existia um evento deste porte no Brasil, foi algo que realmente me surpreendeu e me fez ficar aqui querendo conhecer tal mundo. Não li ou assisti HP (sim, sou uma das únicas no mundo) e por isso mesmo tenho mais curiosidade de conhecer o universo. Adorei, já quero saber mais!
    Beijos!

    Curtir

  8. Carla

    Oie!
    Quando eu visitei Campos do Jordão, eu não consegui visitar esse castelo. Preciso fazer novamente um passeio por lá para poder visitar, acredito que vou surtar durante uma visitação kkk
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtir

  9. Erika Monteiro

    Oie, tudo bem? Gente que post mais incrível. Estou sem palavras até agora… mas preciso comentar né haha Tinha visto algumas pessoas comentando sobre o Castelo mas não imaginava que era assim tão perfeito. E as aulas? O quadribol? Conforme fui lendo o post me senti realmente nos filmes do Harry Potter. As fotos ficaram lindas. Beijos, Érika =^.^=

    Curtir

  10. Nayla

    Lendo o seu post,fiquei imaginando a magnetude do evento,que nossa… Deve ser incrível parabéns a todos envolvidos! Nem preciso dizer da invejinha que senti por não estar lá

    Curtir

  11. Gleyce Gabrielly Marques

    Que post mais lindooo ❤ AMEI conhecer esse evento! É a primeira vez que leio sobre esse lugar e estou completamente encantada ❤ Seria um sonho participar!!! Dica anotadíssima!
    Beijoos

    Curtir

  12. Bruna Eduarda

    Olá!
    MEU DEUS EU ESTOU BABANDO! Que coisa maravilhosa! Quero conhecer urgentemente minha nossa. A experiência deve ser incrível! Eu não tenho mais 10 anos, mas o desejo de que Hogwarts fosse real existe firme e forte em mim haha. Post maravilhoso, de verdade ❤️
    Um beijo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s