6 livros para ler no inverno

É prazeroso ler em qualquer estação do ano, mas nada como o inverno e a combinação infálivel e clichê de estar enrolado nas cobertas, com um bom livro e uma xícara de chá ou chocolate quente ao lado. Pensando na minha estação preferida, compartilho dicas de livros com histórias de mistério, terror e fantasia que, de alguma forma, tornam meus dias gélidos e nublados de inverno mais reconfortantes. Confira:

A Sombra do Vento

Carlos Ruiz Zafón

download (1)

A história começa em 1945, numa Barcelona destroçada pela guerra civil espanhola. Durante a madrugada de seu aniversário de 11 anos, Daniel Sempere é levado por seu pai à uma biblioteca escondida no coração do centro histórico: O Cemitério dos Livros Esquecidos. Cada pessoa que entra pela primeira vez neste lugar, tem a chance de levar consigo apenas um livro, com a promessa de mantê-lo protegido do esquecimento. Daniel é atraído por um título chamado A Sombra do Vento, de Julián Carax. Após lê-lo em menos de 24 horas, o garoto decide buscar por mais obras do autor, mas logo se depara com um mistério. Há alguém disposto a destruir Carax, queimando todos os seus livros, e o exemplar que tem em mãos, possivelmente, seja o único sobrevivente.

“Cresci no meio de livros, fazendo amigos invisíveis em páginas que se desfaziam em pó cujo cheiro ainda conservo nas mãos.”

O autor me conquistou pela riqueza de detalhes com que narra os lugares e pela complexidade de seus personagens. A Sombra do Vento é uma incrível homenagem aos livros. Zafón relata de forma poética a importância e o efeito que uma história pode causar na vida de alguém. Uma narrativa que nos remete à um clima sombrio e uma atmosfera gótica envolta por mistérios, perfeito para os dias frios de inverno.

Prisioneiros do Inverno: Alguns segredos nunca morrem

Jennifer McMahon

Capa prisioneiros do inverno jennifer McMahon (1)

Em 1908, Sara Harrison Shea foi assassinada brutalmente em sua propriedade, uma fazenda na zona rural da cidade de West Hall. Cem anos depois, nesta mesma casa, Ruthie, uma jovem de 19 anos, se vê responsável por sua irmã caçula, após o desaparecimento repentino de sua mãe. E apesar de não acreditar nos boatos que dizem que as terras em que vive é amaldiçoada, ela começa a mudar de ideia quando encontra o diário de Sara.

Há inúmeros segredos, mistérios e passagens extremamente obscuras em os Prisioneiros do Inverno. Confesso que senti um certo desconforto em lê-lo a noite. No entanto, as páginas fluem e nem percebemos o tempo passando. O livro já entrou pra lista de favoritos do gênero e recomendo fortemente à todos que gostam de uma boa história de suspense e terror.

“A loucura é sempre uma desculpa maravilhosa […] Para fazer coisas terríveis com os outros.”

O Circo da Noite

Erin Morgenstern

O-Circo-da-Noite (1)

Celia tem apenas cinco anos de idade quando seu pai, o mágico Hector Bowen descobre seus poderes obrigando-a passar por treinamentos absurdos, como cortar as pontas seus dedos para que se cure sozinha. Ele acredita que a melhor forma de aprendizado é quando a pessoa nasce com o dom, enquanto seu antigo rival, Alexander H., acredita que não importa se a pessoa possui ou não poderes, mas sim seu empenho e dedicação nos estudos ao longo dos anos. Sendo assim, com seus pensamentos distintos, os mágicos resolvem criar uma aposta. Alexander adota Marco para ser seu pupilo e duelar com Celia em algum momento de suas vidas, no Circo da Noite.Os anos se passam e os jovens acabam se encontrando e se apaixonando, no entanto nenhum dos dois conhece as regras, tampouco quando e como será definido o ganhador.

O livro me conquistou por sua capa maravilhosa e me ganhou logo nas primeiras páginas pela escrita fluida e original da autora. Uma experiência única, que despertou em mim a nostalgia da infância. Por incrível que pareça, pude sentir o cheiro de algodão doce e de caramelo ao longo das páginas. As descrições de Erin Morgentern nos fazem entrar de fato em O Circo da Noite.

“Os mais finos prazeres são sempre os inesperados.”

O Assassinato no Expresso do Oriente

Agatha Christie

images (2) (1)

Em uma viagem à Londres, pouco depois da meia-noite, o Expresso do Oriente para nos trilhos por conta de uma nevasca. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado morto com doze facadas, preso em sua cabine trancada por dentro. Poirot decide tomar o caso, para que possa solucioná-lo antes que o criminoso volte a atacar. A autora lança diversas dicas ao recorrer do livro, mas que ainda assim, o leitor só irá compreender de fato o que aconteceu, em suas últimas páginas.

O Assassinato no Expresso do Oriente é o meu livro favorito da Rainha do Crime. O tipo de história que você não consegue parar de ler, e que quando pensa que finalmente descobriu a solução, a autora lança uma reviravolta nos provando o contrário. Para aqueles que, assim como eu, amam histórias policiais que nos fazem analisar cada gesto e palavra dita pelos personagens, não tenho dúvidas de que esta será uma excelente companhia para seus dias de inverno.

“O impossível não pode ter acontecido; portanto, o impossível deve ser possível apesar das aparências. (…) Não se pode fugir dos fatos.”

O Palácio de Inverno

John Boyne

palácio

O livro se passa na gélida Rússia, e resgata momentos marcantes de sua história: a Revolução Russa e a queda do czarismo. A trama é narrada em primeira pessoa por Geórgui Jachmenev, intercalada em momentos distintos de sua vida. 1915, Geórgi é nomeado guarda costas do filho do Czar, Alexei Romanov, após um ato heroico de sua parte, salvando a vida do grão-duque. E em 1981, já um senhor de idade, amargurado, aposentado e vivendo na Inglaterra, passa por um período muito difícil do qual sua esposa, a mulher de sua vida, está internada em estado terminal. O autor opta por narrar iniciando nos extremos, enquanto a história de Geórgui jovem avança, Geórgui idoso regride, indo uma de encontro à outra, até chegar ao ápice da leitura, na data em que ambos ‘’ se encontram’’.

A história dos Romanov’s sempre me despertou interesse e talvez o motivo tenha sido Anastásia, a minha animação favorita quando criança. Boyne nos apresenta personagens fictícios, misturados a famosas figuras históricas. Sua escrita consegue transformar acontecimentos tediosos de livros didáticos em um romance histórico de tirar o fôlego.

“Na verdade, não trouxéramos absolutamente nada de nossa antiga vida, e tinhamos apenas um ao outro. Mas isso, a meu ver, certamente bastava.”

As Brumas de Avalon

Marion Zimmer Bradley

As brumas de avalon a grande rainha resenha

As Brumas de Avalon é uma série composta por quatro livros, que recontam as lendas do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, sob uma perspectiva feminina. A história é narrada em terceira pessoa na maior parte do tempo, com exceção de algumas passagens em que Morgana expressa seus pensamentos. O livro conta desde a conquista de Viviane, Senhora de Avalon, ao colocar no trono da Grã-Bretanha alguém que respeitaria os valores dos antigos povos, até sua ruína. Diferente de outras histórias do Rei Arthur, Marion Zimmer Bradley deixa as lutas em defesa da Bretanha como segundo plano. O embate cristianismo versus paganismo, a fé cega e a maneira com que ambas as religiões manipulam as pessoas é o tema central da história.

“Mas até o mais longo dos dias caminha para o pôr-do-sol.”

O meu livro favorito da lista e ouso dizer que está entre os cinco melhores lidos na vida. A forma com que a autora reconta a lenda, saindo do campo de violência das batalhas, tornando-a mais sensível, envolta a uma esfera de magia e mistério, é o que mais me encanta. Seus personagens extremamente bem desenvolvidos, como Morgana, minha preferida, enriquecem ainda mais a saga. Sem dúvida, uma leitura inesquecível para o inverno.

Para quem quiser aproveitar o restinho do inverno e deliciar-se com mais livros, a Maria Luiza, do blog Dicas de Malu, participou da Maratona Literária de Inverno 2017, criado pelo Canal Geek Freak, e fez um post fresquinho com as resenhas de suas leituras do mês de julho. Confira aqui.

28 comments

Add Yours
  1. Camila de Moraes.

    Olá!
    Que dicas maravilhosas!
    Não li ainda nenhuma dessas obras e fiquei bem interessada em le-las.
    Se tivesse que optar iniciar alguma certamente leria Agatha Christie.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Camila! Muito obrigada! Super recomendo a leitura de Assassinato no Expresso do Oriente se ainda não leu nada da autora. Além de ser um livro rápido, ele te prende do início ao fim. Seu
      desfecho é extremamente impressionante também! 🙂
      Um beijo!

      Curtir

  2. No Conforto Dos Livros

    Olá!! 🙂

    Eu confesso que a postagem não me sera muito útil no curto prazo porque por aqui e o verão quem bate a porta! De qualquer das formas gostei da dica!

    Bem, o único que conhecia era o da Agatha Christie, que me desperta grande interesse! E fiquei curioso com A Sombra do vento, e com o Circo da Noite!

    Boas leituras!! 😉
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, tudo bem? Infelizmente o inverno por aqui está bem fraquinho este ano também!
      Sou suspeita pra falar, mas a Sombra do Vento e o Circo da Noite são realmente ótimos! rs
      Obrigada pelo comentário! Boas leituras!!

      Curtir

    • Patrícia Carneiro

      Ele é simplesmente incrível! Suspense da primeira à última página! Super indico para quem gosta do gênero!
      Obrigada pelo comentário! Eu também já dei uma passadinha no seu blog! Até mais 🙂

      Curtir

    • Patrícia Carneiro

      Se você gosta de suspense não vai se arrepender com Prisioneiros do Inverno! Ele é simplesmente incrível do começo ao fim! Obrigada pelo comentário! 🙂 Até mais!

      Curtir

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Fabiana! Muito obrigada pelo comentário! O assassinato no expresso do oriente é o meu livro favorito da autora, assim como a Sombra do Vento é o meu queridinho do Zafón ❤
      Até mais!

      Curtir

  3. Morgana Brunner

    Ah que delicinha de postagem menina, aqui no sul está um calorão desgraçado, mas eu sinto tanta falta já do frio, eu não conhecia nenhum dos livros que tu citou, mas a minha felicidade foi olhar a estante e ver que tenho o das brumas de avalon, dica anotada.
    Beijinhos

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Obrigada pelo comentário, Morgana! Infelizmente o inverno está bem fraquinho por aqui também!
      Eu amo As Brumas de Avalon! É de longe o meu livro preferido dessa lista, e inclusive, a Morgana, sua xará, é uma das minhas personagens literárias favoritas da vida! rs Super indico a leitura! 🙂 Um beijo!

      Curtir

  4. Tahis Aguiar

    Olá!
    Que post lindo, adoro essa época do ano também, tão gostoso ficar na coberta com um bom livro. Da sua lista, estou louca para ler “A Sombra do Vento” amo a narrativa do Zafon, tão linda e esse livro está na lista de desejados. Também adoro um suspense, e acredita que só li um livro da Agatha? Preciso ler mais de seus suspenses. Os demais livros já vi pela blosfera, mas não senti muita vontade de ler.. Adorei o post.

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Tahis! Tudo bem? Eu também sou apaixonada por essa época do ano!
      A Sombra do Vento foi o meu primeiro livro do Zafón e até hoje é o meu favorito do autor!
      E a Agatha nem se fala, ela é genial ❤
      Obrigada pelo comentário! Beijos e boas leituras

      Curtir

  5. Nara Dias

    A sombra do vento já estava na minha lista e Prisioneiros do inverno acaba de entrar. Nossaaa sem dúvida amei esse livro da Agatha Christie e fiquei surpresa ao saber do lançamento do filme em novembro, aguardando ansiosamente, fiz essa leitura quando criança e me marcou. Achei interessante o palácio de inverno, mas não lerei por enquanto. As brumas de Avalon está na minha lista faz um tempão e nada de eu conseguir ler. Beijos e abraços quentinhos.

    http://www.viagensdepapel.com

    Curtido por 1 pessoa

  6. Patrícia Carneiro

    Olá, Nara! Tudo bem? Se você gosta de suspense, pode ter certeza que Prisioneiros do Inverno não vai te decepcionar! Ele é incrível! rs
    Assisti o trailer do Assassinato no Expresso há poucos dias e estou super ansiosa também!!!
    Obrigada pelo comentário! 😊 Boas leituras! Um beijo

    Curtir

  7. Aline Anjos

    Oi, Patrícia!
    Amo esses posts com dicas de leitura que interagem com a estação. E obrigada por aumentar ainda mais a minha (nem tão) pequena lista de leituras! haha Alguns eu já conhecia e queria muito ler, outros, como “Prisioneiros do inverno”, por exemplo, ainda não, mas me intrigaram bastante!

    Beeijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Aline! Tudo bem? Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado das dicas! 🙂 Prisioneiros do Inverno é o tipo de história de suspense que te prende e não dá vontade de largar até descobrir o que realmente está acontecendo! rs Boa leituras! Beijos!!

      Curtir

  8. Grazielli de Moraes

    Oie amore,

    Que bacana essa postagem…
    O do Zafón todo mundo comenta que eu deveria ler, mas ainda não tive oportunidade… mas vamos ver se rola logo menos.
    Circo da Noite amei a capa e apesar de não conhecer, fiquei interessada pra ler.
    Os outros passo a dica por enquanto!

    Beijokas!

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Grazielli! Tudo bem? A escrita do Zafón é incrível, acho que você iria gostar bastante! E sobre a capa de o Circo da Noite, ela é ainda mais maravilhosa pessoalmente, te juro! Hahaha É um dos livros mais lindos que tenho na estante!
      Muito obrigada pelo comentário! 🙂 Um beijo!

      Curtir

    • Patrícia Carneiro

      Olá, tudo bem? Estou amando que o friozinho voltou para SP! rs Sou suspeita pra falar, mas Brumas de Avalon é realmente incrível! Obrigada pelo comentário! 🙂 Abraços!

      Curtir

  9. brunomarukesu

    Oi, Patrícia ^^
    Tenho que te confessar que nunca passei por um inverno e me é desconhecido essa sensação de ficar debaixo do coberto com chocolate numa xícara só porque está frio, o máximo que já tive foi de ver a chuva cair por várias horas e eu não poder sair dai sim ficar deitado enrolado num coberto. rs
    Dos livros citados eu tenho bastante vontade de ler A SOMBRA DO VENTO, AS BRUMAS DE AVALON e O ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE. Inclusive, ontem comprei dois livros da rainha Cristie tendo o Poirot como eterno melhor detetive dessa terra!!
    Gostei da seleção das obras. Me fez conhecer duas obras que ainda não havia topado com elas.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    • Patrícia Carneiro

      Olá, Bruno! Tudo bem? Ler em dias chuvosos é tão bom quanto em dias frios! rs Se você já curte a rainha do crime, tenho certeza que vai amar O assassinato no Expresso. Outro dela que é também o meu queridinho é E não sobrou nenhum, não sei se conhece! Super recomendo também Marion Zimmer Bradley e Zafón! 🙂 Obrigada pelo comentário! Boas leituras

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s