9 cachoeiras para conhecer perto da capital gaúcha

Como amante de natureza desde que me conheço por gente, cresci passando minha infância em um sítio próximo à cidade de Taquara, no interior do Rio Grande do Sul. Minha paixão por cachoeiras, seja para apenas conhecer ou tomar banho, é um caso de amor muito antigo, e sempre que tenho oportunidade aproveito para conhecer um local novo.

Portanto, caso assim como eu, queira fugir das grandes multidões e da poluição da cidade, sem ir muito longe da capital, apresento uma lista das 9 cachoeiras ou parques para conhecer no Rio Grande do Sul:

Cascata das Andorinhas

Rolante

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cachoeira tem apenas 15m de altura, e é protegida por um paredão em forma de ferradura, lembrando uma caverna.

Onde

Localizada há aproximadamente 100km de Porto Alegre, entre os municípios de Rolante e Riozinho, ambas no Vale do Paranhama. Mais precisamente, está há 20km do centro de Rolante.

Como chegar

A melhor forma de chegar é pela BR-116, e em seguida a RS-239. É necessário percorrer quase 20km de estrada de chão batido em bom estado, desde o centro de Rolante. Após, uma caminhada de 1,5km de trilha leve em meio à natureza.

Quando ir

A cachoeira é incrível em qualquer época do ano, porém é melhor evitar vistá-la após longos períodos de chuvas, pois em algum momento da trilha, é preciso atravessar o rio.

Reserva Ecológica Família Lima

Sapiranga

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Reserva possui cinco quedas da água que formam piscinas naturais onde é possível tomar banho de cachoeira, tudo isso localizado em um paraíso ecológico onde você pode apreciar as belezas naturais da Mata Atlântica.

Onde

Localizada na Vila Picada Verão, em Sapiranga, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.

Como chegar

O acesso mais curto é via a cidade de Dois Irmãos (com 9 Km em estrada de terra). Vá pela BR 116 até a entrada principal de Dois Irmãos (entrada Norte), entre pela Av. Irineu Becker até o final, dobre à esquerda na Av. São Miguel até o final (existe placas indicando Balneários).  Vá na direção da Vila de Picada Verão e siga as placas da Reserva Família Lima. São 9 km até a Reserva. Estrada de terra em boa conservação.

Quando ir

Aberto todos os dias das 8h às 16h30min (com permanência permitida no local até as 18h). Recomendo fugir dos feriado e finais de semana. O local ficou bastante conhecido nos últimos anos e costuma encher bastante. Ingresso por pessoa: R$16,00. Somente em dinheiro.

Mais informações: http://www.reservafamilialima.com.br

Cachoeira dos Venâncios

Cambará do Sul

Este slideshow necessita de JavaScript.

A cachoeira possui quatro quedas d’água, que proporcionam um momento único de relaxamento. O local é muito bem conservado. Para chegar, é necessário uma trilha curta (boa parte pode ser realizado de carro) com um visual lindíssimo dos campos de cima da serra.

Onde

Localizada há 23km do centro de Cambará do Sul, na Fazenda da Cachoeira.

Como chegar

A propriedade, apesar de pertencer a Jaquirana, fica mais próxima ao centro urbano de Cambará do Sul. A partir de Cambará, são 8 km de asfalto rumo ao sul pela RS-020 até a entrada para a estrada que liga a Jaquirana. A partir daí são cerca de 13 km em estrada de chão. Há placas sinalizando a entrada do local. Coordenadas: -29.024341 -50.266193

Quando ir

Se for com a intenção de tomar banho, sugiro que busque informar-se da previsão do tempo e escolha os dias mais quentes da capital Gaúcha. Pois mesmo durante o verão, as temperaturas em Cambará raramente ultrapassam os 25 graus. É válido lembrar também, que durante o inverno, por conta das temperaturas negativas, será possível somente a visitação.

Cascata das Andorinhas

Cambará do Sul

A Cascata das Andorinhas possui 300 metros de queda e é uma das mais fantásticas que já vi. Porém, por estar localizada no Cânion Itaimbezinho, não é possível tomar banho.

Onde

A cascata fica próxima ao Centro de Informações, na entrada do Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Ela é vista frontalmente a partir do primeiro e do terceiro mirantes da Trilha do Vértice.

Como chegar

no Centro de Cambará do Sul, na avenida principal, dobrar à direita na Estrada do Itaimbezinho (RS427). São 18km de estrada de terra até a entrada do Parque.

Quando ir

O parque está aberto durante todo o ano, diariamente das 8h às 17h. Recentemente, o governo estadual encerrou a ajuda ao Parque. No momento, os moradores de Cambará do Sul estão se revezando e mantendo o parque aberto e limpo através de trabalho voluntário. Faça sua doação à esse grupo na entrada do parque. Toda ajuda é bem-vinda!

Dica especial: O centro de visitantes conta somente com banheiros e bebedouros. Ou seja, não há lanchonetes nem restaurantes no Parque. Portanto aconselho que leve seu lanche e garrafa de água.

Mais informações: http://www.icmbio.gov.br/parnaaparadosdaserra/guia-do-visitante.html

Cascata do Caracol

Canela

cascata do caracol canela soul do mundo um pouquinho de cada lugar
Cascata do Caracol (por Um Pouquinho de Cada Lugar)

A Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra. Com mais de 130 m de queda livre, a cascata pode ser observada do mirante ou, para os mais corajosos, bem de perto, descendo os exatos 927 degraus da escadaria. Acredite, a paisagem ao fim da descida vale todo o esforço! O parque ainda conta com trilhas bem sinalizadas para caminhadas, churrasqueiras e um bondinho muito bacana.

Onde

Localizada há 130km de Porto Alegre, na Serra Gaúcha, na cidade de Canela.

Como chegar

Via BR-116, entrar na RS-239. Na cidade de Taquara, pegar o viaduto à esquerda em direção à Três Coroas, na RS-115. Seguir por cerca de 60km pela RS-115 até o Parque.

Quando ir

o Parque está aberto diariamente das 9h às 18h. O valor do ingresso para adultos é de R$18,00.

Mais informações: http://www.canelaturismo.com.br/roteiros-e-atrativos/parque-do-caracol/

Cachoeira da nascente do Rio dos Sinos

Caará

Este slideshow necessita de JavaScript.

A nascente do rio conta com três cachoeiras, acessadas por trilhas que exigem um esforço médio. A primeira é bastante pequena, e leva cerca de 10min para chegar até lá. Após cerca de uma hora de caminhada à passos longos, encontra-se a segunda cascata, que tem 20 metros de altura. A última cachoeira, a cerca de 40 minutos de caminhada da segunda, é a que mais impressiona. Com cerca de 100 metros de altura, tem águas bem geladas e um visual que compensa todo o esforço para chegar até lá. É difícil descrever a sensação que temos ao chegar ao local. Pensar que é possível beber a água do Rio do Sinos, sem qualquer tratamento. Lugar esse, que nada lembra os locais mais poluídos do Rio, como em São Leopoldo.

Onde

Localiza-se há cerca de 100km de Porto Alegre, na cidade de Caraá.

Como chegar

Leva cerca de 1h30min de carro desde a cidade de Santo Antônio da Patrulha, com a maior parte do trajeto realizado em estrada de terra. As ruas de chão batido, em geral, estão em bom estado. Veja como chegar à partir de Santo Antônio da Patrulha aqui: https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=9938738

Quando ir

O local é muito procurado por ambientalistas, estudantes e amantes da natureza em geral. Dessa forma, em finais de semana e feriados ensolarados, é possível encontrar muita gente fazendo o percurso. Após a segunda cachoeira a trilha torna-se bastante íngreme, mas não se preocupe, pois existem cordas para auxiliar a subida. Se houver qualquer dúvida durante o trajeto, lembre-se: siga sempre rio acima, direção contrária do fluxo da água.

Parque 8 Cachoeiras

São Francisco de Paula

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Parque 8 Cachoeiras é um lugar privilegiado com 130 ha de mata atlântica virgem intocável, com vales, cerros e cachoeiras, além de uma enorme variedade de animais silvestres.

Localiza-se em São Francisco de Paula, há 120km da capital gaúcha

Como chegar

Via BR-116 e RS-239. Em Taquara, acessar à RS-020 e seguir por cerca de 40km. Ela está 2,5km distante do Lago São Bernardo, ponto turístico da cidade. O acesso é parcialmente pavimentado, são apenas 800m de estrada de chão batido.

Quando ir

Aberta diariamente das 8h30min as 18hrs. Valor do ingresso: R$ 20,00.

Mais informações: http://www.parque8cachoeiras.com.br/

Parque das Cascatas

São Francisco de Paula

Este slideshow necessita de JavaScript.

São 54 hectares de área, com espaços privilegiados junto à natureza, além de diversas trilhas ecológicas em locais preservados. O Parque é belíssimo, e conta com pousada e camping para quem decide estender a visita.

Onde

Localizado há 192km de Porto Alegre, em Lajeado Grande, no município de São Francisco de Paula.

Como chegar

Via BR-116 e RS-239. Em Taquara, acessar à RS-020 e seguir até São Francisco de Paula. A cidade é uma das maiores em extensão do Rio Grande do Sul, dessa forma, do centro da cidade até o Parque, ainda é necessário percorrer 78km. Após passar pela cidade, continuar pela RS-020 até Tainhas. Em seguida, dobrar à esquerda na RS-453 (Conhecida também como Rota do Sol). No trevo de Lajeado Grande, dobrar à direita na RS-476. Logo após a Estação Rodoviária de Lajeado Grande, dobrar a esquerda. Seguir as placas indicadas nessa estrada até o Parque das Cascatas.

Quando ir

Aberto diariamente das 8h às 20h. Por ter piscinas externas, naturais e cachoeiras, boa parte dos visitantes escolhe o verão para curtir o local. O parque conta com infra-estrutura completa incluindo banheiros, churrasqueiras e restaurante. Valor do ingresso: R$ 20,00 (somente em dinheiro).

Mais informações: http://www.parquedascascatas.com.br

Cascata do Garapiá

Maquiné

cascata do garapiá maquiné soul do mundo

Maquiné é conhecida por suas cascatas, mata nativa e trilhas diversas. Infelizmente, apenas duas das 10 cachoeiras do município, são abertas para visitação. A mais famosa é a Cascata do Garapiá, com 12 metros de altura, está localizada em uma propriedade particular. São necessários 15min de trilha leve para chegar até ela.

Onde

Há 130km de Porto Alegre, na cidade de Maquiné.

Como chegar

Via RS-290, seguindo até a BR-101. Pegar a rodovia RS-484 e seguir até cruzar o distrito de Barra do Ouro. Entrar a direita na ponte que atravessa o Rio Forqueta (logo após a placa Pousada Baite della Luna). Seguir pela estrada, até o Camping e Pousada Pico da Galera. Dobrar a esquerda logo em seguida. Seguir por cerca de 3km até o início da trilha da cascata. Há placas escritas à mão no local. Coordenadas: -29.504575, -50.239340

Quando ir

Aberta todos os dias da semana. Porém, sem permissão para acampar. No verão, durante os finais de semana, costuma encher bastante. O melhor horário para visitação é das 8h às 16h, pois é quando o sol ainda ilumina o local.